Postagens populares

sábado, 29 de novembro de 2014

As bases do aprendizado bíblico

O que o ensino bíblico precisa, para sua eficácia:

1. INTERESSAR: Desperte o interesse, leve-se a sentir as emoções das histórias bíblicas, os dramas dos personagens, a beleza do texto, o norte moral dos princípios bíblicos, etc.

2. SER APLICÁVEL: A Bíblia não é apenas um livro histórico, é um livro atual - neste sentido, Jesus contextualizou seu ensino, aplicando-os aos ouvintes através de parábolas, com utilização de elementos de fácil entendimento às pessoas da época. Aplique a teoria à prática, evidencie a diferença que os princípios bíblicos fazem na vida de uma pessoa e na sua própria vida.

3. SER PERSISTENTE: Nem sempre reterá tudo de uma vez. Não desanime, continue a buscar e vivenciar as verdades supremas, a oração, a fé, as disciplinas espirituais, os dons, o amor de Deus, a graça, a salvação e outros princípios fundamentais.

4. POTENCIALIZAR: Espere o melhor, creia que a transformação ocorrerá no seu interior, pois sua vida vem sendo moldada pelo melhor e mais sublime livro, escrito por Aquele que nos criou.

5. SER VIVENCIADO: Seja um exemplo do que você aprende. Sua vida precisa ser irrepreensível, amorosa e dedicada. Se quer isto para ti, viva desta maneira, dependendo exclusivamente do Espírito Santo, crendo que os princípios bíblicos são perfeitos e aplicáveis à vida moderna.

6. TER PREPARAÇÃO: Invista tempo no seu próprio estudo, analise detalhes do texto, ilustre a lição. Pense em como absorver melhor o conteúdo. Ore. Aplique a lição a si próprio.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Influência da EBD(Escola Bíblica Dominical) na Sociedade

A EBD COMO ELEMENTO INFLUENCIADOR DA SOCIEDADE


    A tarefa de um obreiro juvenil é exigente – mas também recompensadora. Em geral, a imagem pública das igrejas é frequentemente a de uma organização voltada a reabilitar as pessoas em dificuldades – recuperação de vícios, traumas, desordem moral.

Mas a sua influência sobre a vida de jovens tem, muito provavelmente, sido ainda maior. A reputação de ser um serviço de socorro na base de um precipício é bem real, mas uma quantidade bem maior de jovens tem sido direcionada para os caminhos cristãos por meio dos obreiros da juventude. 

Cada jovem impactado pelo evangelho é um a menos na beira do precipício. Ganhar uma criança ou um jovem para Cristo, significa uma vida completa e incólume a ser apresentada a Ele. O que é muito melhor do que tentar consertar, mas tarde, as peças quebradas. 

Pela EBD, passarão novos líderes, crianças e jovens hoje que serão adultos amanhã, e que serão nossos representantes na escola, na igreja, no governo e nas instituições. O que dissermos ou ensinarmos a elas, hoje, influenciará o futuro de nossa nação. 

Se abandonarmos o ensino e nos rendermos a uma apresentação superficial do evangelho, estaremos comprometendo nossos princípios, nossas crianças, nossos jovens e nosso futuro moral. A igreja que desiste de ensinar, além de estar desobedecendo à ordem de Jesus em Mateus 28.20, está entregando os pontos para o adversário, fazendo da preguiça e do comodismo o seu evangelho. 

Obreiro: lembre-se que você é a pessoa chamada por Deus para influenciar vidas, pelo ensino persistente da Bíblia! Nunca despreze uma criança ou um jovem, ou uma pequena classe, mesmo que as dificuldades sejam maiores que as certezas.

Lembre-se sempre das palavras do Mestre dos mestres: “Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste ... não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.” (Mateus 18.10-14).

Por que estudar a bíblia

PORQUE ESTUDAR A BÍBLIA ?

Os ensinos bíblicos são imprescindíveis para o homem. Na Bíblia existem doutrinas (ensinos), poemas, provérbios, cânticos, histórias, revelações, profecias, comentários, narrativas e outras formas literárias, abrangendo 66 livros, que foram escritos por 40 diferentes autores, sob inspiração do Espírito Santo de Deus (livro de 2 Pedro, capítulo 1, verso 21).

Desprezar este conteúdo, é ignorar um conteúdo espiritual inestimável.

A sabedoria da Bíblia, chamada também "Palavra de Deus" é uma fonte a jorrar para a vida eterna. Nela, se encontra o Plano de Salvação para o homem, a justiça, a misericórdia, o amor, a eternidade, a santidade.

O propósito de estudar a Bíblia, de forma ordenada e contínua, é que as Sagradas Letras podem:

1) Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus (João 20.21).

2) Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Timóteo 3.16).

3) Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo 119.105).

4) Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo 119.11, Efésios 6.17, Apocalipse 1.3).


5) Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Salmo 19.8, 2 Pedro 1.19, Apocalipse 1.1).